O que um controle remoto tem a ver com educação emocional? Por Jackeline Camboim – março/24

Caro (a) leitor (a) talvez a pregunta que você esteja fazendo nesse momento seja: o que um controle remoto tem a ver com educação emocional? Pois bem, vou contar:  aceleração.

     No filme Click, Michael Newman interpretado por Adam Sandler é um arquiteto que tem dificuldades em ver sua familia, pois passa a maior parte do seu tempo no escritório de arquitetura. No entanto, ao ir numa loja comprar um controle remoto , com a promessa de facilitar sua vida ele acaba comprando um controle remoto experimental que tem como uma das funções adiantar fatos da sua vida.

     Saindo na tela para a nossa vida temos observado que não estamos tão distantes do filme click. Quantos áudios são acelerados? Quantos vídeos mais curtos possiveis sobre determinados conteúdos temos procurado? Quantas das nossas ações/ atividades tem sido realizadas o mais rápido possível,  para dar conta da próxima tarefa a ser executada? Enfim, vivemos no piloto automático e, com isso, não temos atenção plena e nem estamos vivendo no presente.

    Essas atitudes geram consequências , como: esgotamento físico, mas também mental , causando, por exemplo, esquecimentos. Por isso, é preciso dedicar atenção para cada atividade , fazendo uma de cada vez. Estar realmente presente junto com as pessoas, sem pensar no que vai fazer quando voltar para casa. Que possamos retirar o pé do acelerador para que possamos de verdade contemplar as “paisagens” que estão na nossa frente.

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.

Compartilhe este artigo:

Voltar ao topo

Artigos recentes

Categorias