AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM CLARICE LISPECTOR: A FORMAÇÂO HUMANA DA SOCIEDADE EM PAUTA -Jackeline Camboim – jan / 2024

Clarice Lispector foi uma escritora fora do seu “tempo literário” optou por escrever a profundidade, a cada palavra percorria o caminho interior do ser humano. Nos seus personagens podemos encontrar uma busca por descobertas de si, vidas que se perdem mais que se encontram a partir do autoconhecimento. Por isso, percebendo a oportunidade de colocar em pauta a formação humana da sociedade, decidimos realizar uma categorização a partir de sua obra: “a hora da estrela”, com as habilidades socioemocionais, e esse encontro foi maravilhoso. Descobrimos questões que não se encontram apenas numa obra literária, mas fazem parte de nós enquanto seres humanos. Ela conversa com a vida da gente e apresenta diversas movimentações de emoções e suas compensações. A seguir iremos ver um pouco do que descobrimos das habilidades socioemocionais em Clarice Lispector, as quais foram organizadas por recortes de palavras.

 

Quem nunca ouviu a frase : “ o único lugar que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” ? Recordo-me dessa frase atribuída a Albert Einstein para dizer que o primeiro aspecto categorizado na “ Hora da Estrela” foi essa palavra. Na obra a personagem ver o trabalho como forma de alcançar a simplicidade. Dessa forma, ao observamos sua abordagem identificamos elementos do autoconhecimento e da autogestão ao ter acesso de suas qualidades e limitações, bem como, senso de auto eficácia. Percebemos ainda a autogestão já que existe uma regulação do comportamento, uma perseverança no trabalho.

 

Para alguns ficar em silêncio é algo perturbador, no entanto, para Macabéa não é o , ela não fica atormentada pelo silêncio, mas faz um mergulho dentro de si e faz dele uma ponte para desvendar mistérios. Em tempos de grandes ruídos e velocidades ela nos mostra a necessidade de ficarmos em silêncio para obter respostas.

 

É bem comum o desconhecimento das emoções, ou seja, de reconhecer e nomear qual emoção estar sentido, porém, a personagem Macabéa com seu autoconhecimento sobre nomear que estava sentido raiva e mais que isso, ela sabia quais são as suas consequências se não for bem gerenciada: derrubar copos e pratos e quebrar vidraças. Além das habilidades intrapessoais ela também demostra habilidades interpessoais ao reconhecer no outro por meio de leitura facial o que está sentido.

 

Muitos outros aspectos acerca das habilidades socioemocionais em Clarice Lispector poderiam ser apresentados aqui, no entanto, acreditamos que o que foi dito já é o bastante para iniciar uma reflexão sobre a temática, isto é, de demostrar a importância das habilidades socioemocionais e, por isso, deve fazer parte das “agendas educacionais” para possibilitar a formação humana da sociedade. Então, que no ano novo já em curso as habilidades socioemocionais possam ser trabalhadas de forma mais intensa é o que desejamos.

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.

Compartilhe este artigo:

Voltar ao topo

Artigos recentes

Categorias