**Seis Anos de Transformação e Compromisso: Portal Educação Emocional** – Mariana Arantes – jan/2024

É com imenso orgulho e gratidão que, como Profa. Dra. Mariana Arantes, CEO do Portal Educação Emocional, celebro hoje seis anos de uma jornada incrível na integração da inteligência emocional no contexto educacional. Esta jornada, que começou com um processo de doutorado em Educação, é a materialização do nosso compromisso em devolver à sociedade o conhecimento adquirido através da pesquisa.

Nossas parcerias têm sido cruciais nessa trajetória. Além do reconhecimento da FINEP pelo Programa Mulheres Inovadoras, nossa colaboração com o Sebrae tem sido vital na disseminação da educação emocional em pequenas cidades do interior do Brasil, encontrando aí um sentido ainda mais profundo para nossa missão. Com a Universidade Federal de Pernambuco, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, estamos fomentando novas pesquisas e construindo o Programa de Apoio Emocional de Educação ao Educador de Escola Pública, reafirmando nosso compromisso com uma educação pública gratuita e de qualidade.

Sinto um orgulho especial em ver a metodologia Educação Emocional Integral se expandindo por escolas de todas as regiões do país, graças à iniciativa de educadores de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior. Eles se juntaram à nossa comunidade, abraçando e disseminando os princípios da educação emocional, contribuindo para um alcance ainda mais amplo e significativo do nosso trabalho.

Estes seis anos reforçam nossa crença de que “qualidade de vida não é poupança”, mas algo a ser vivenciado e enriquecido todos os dias. Neste percurso, abraçamos a premissa de que “educador também é gente”, merecendo cuidado e atenção, e incorporamos a filosofia de “todo mundo cuidando de todo mundo” para criar uma comunidade escolar mais empática e unida.

A missão do Portal Educação Emocional é construir pontes de conhecimento, elucidando a falta de habilidades socioemocionais nas escolas e o despreparo dos profissionais para lidar com os desafios da convivência. Esta missão toca tanto nos seres humanos que estamos formando quanto nos educadores que estamos nos tornando.

Enquanto olhamos para o futuro, nosso compromisso com a educação emocional permanece inabalável. Sonhamos com escolas que ensinem coragem, empatia e resiliência, além das disciplinas tradicionais. Estamos comprometidos com o sonho da transformação, fortalecendo a educação emocional como um pilar essencial na formação de indivíduos íntegros.

Ao celebrar este marco, agradeço sinceramente a cada pessoa que caminhou conosco. A dedicação de cada educador, parceiro, aluno e membro de nossa comunidade tem sido fundamental em nossa missão.

Continuaremos sonhando com a transformação e compartilhando conhecimentos que façam sentido para quem educa. Juntos, seguimos fortalecendo as bases da educação emocional para um futuro mais humano e humanizador.

Com carinho, dedicação e muito entusiasmo,

Profa. Dra. Mariana Arantes

CEO do Portal Educação Emocional

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.

Compartilhe este artigo:

Voltar ao topo

Artigos recentes

Categorias