O autoconhecimento em questão no ensino fundamental II

Por Jackeline Fernanda Ferreira Camboim JAN/25

 

 

Jackeline Camboim é professora de Geografia na rede pública de Pernambuco e entrou para o Portal Educação Emocional para aprender algo que sempre lhe fez falta na profissão; como desenvolver as habilidades socioemocionais na escola considerando a integralidade do professor e do aluno.

 

As habilidades socioemocionais aqui são as da concepção da CASEL: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades relacionais e tomada de decisão responsável (DURLAK, et. al.2015). Especialmente, o autoconhecimento se revela a partir de algumas competências:

I.Aquietar-se para observar a dinâmica interior;

II.Perceber, nomear e compreender as próprias emoções;

III.Reconhecer a existência do mundo emocional;

IV.Ser acessível ao próprio sentimento;

V.Acessar com precisão as qualidades e limitações (CORDEIRO;

MARQUES; COSTA, 2021).

Assim, foi a partir dessa compreensão que iniciamos com o autoconhecimento inspirada no texto: Educação Socioemocional:

Caminhos para inspirar estudo, pesquisa e práticas das autoras mencionadas acima. Portanto, seguindo essa metodologia pedimos aos estudantes que dividissem a folha de oficio em quatro partes e na primeira escrevessem sobre como eles eram no passado; na segunda como eles estão hoje e na terceira como eles esperam estar no futuro (sonhos, profissões). E a quarta escrever um resumo de como eles se sentiram fazendo a atividade.

No total foram: quarenta e um desenhos, no entanto, por questão de otimização do espaço apresentamos aqui apenas duas. É importante dizer que para preservar suas identidades usaremos aluno 1 e 2.

Aluno 1:

Passado: “Feliz”

Presente: “Toc, Toc, quem é? É a ansiedade.”

Futuro: “Ao decorrer do tempo percebi que muita coisa mudou após a chegada da ansiedade e realmente espero que ela suma da minha vida”.

Aluno 2:

Passado: “Eu estava jogando Minecraft e zerei o jogo (…) eu estava zerando bastante o jogo” (…).

Presente: (…) “Agora no presente está acontecendo coisas muito boas e eu estou amando, estou planejando muitas coisas ainda para esse ano”.

Futuro: (…) “Quando eu terminar a faculdade vou trabalhar duro até eu conseguir criar minha própria empresa, minha empresa vai ser de jogos” (…).

Enfim, foram muitas as expressões de antes, do agora e do depois, tais como: ser advogada, ter seu próprio negócio, ser psicóloga, etc.

Percebemos que esse momento foi de grande importância para que eles tivessem um tempo para entrarem em contato com os seus sonhos. Além de que eles gostaram de participar de um momento assim, que deixa de lado o pouco o conteúdo visando desenvolver o estudante em outras dimensões.

REFERÊNCIAS

DURLAK, J. A. et al. (Eds.). Handbook of Social and Emotional

Learning:Research and Practice. (CASEL). New York: Guilford Press, 2015

CORDEIRO, Paula; MARQUES, MORGANA; COSTA, Mayara. Educação

Socioemocional: Caminhos para inspirar estudos, pesquisas e práticas.

Revista Tempos e Espaço na Educação. V. 14; n.33, 2021.

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