Produção científica e Autoconhecimento Três lições aprendidas na vida acadêmica – por Jackeline Camboim Out/24

Como pesquisadora fico pensando sobre o fato de sermos “cobrados” a produzir, isto é, escrever vários artigos científicos parecendo como um modelo de produção Fordista que prezava pela quantidade em menor tempo. Entretanto, o que essa escrita acadêmica tem a ver comigo? De que modo ela revela nossa essência?
Além disso sempre fiquei inquieta diante do fato de as pessoas pedirem para mim uma ideia de um tema de pesquisa para a sua produção cientifica. Não que eu não quisesse ajudar, mas por compreender que é a pessoa, e não eu quem vai trabalhar com a temática, por isso, ela tem que nascer da própria pessoa. Com isso, fico questionando: os referenciais de nossa escrita cientificas são feitas por uma questão interna (do nosso ser)
ou externa (do outro)?

Essas reflexões só foram possíveis porque caminhei e ainda caminho pela vida acadêmica e aprendemos algumas lições que refletem autoconhecimento, são elas:

  1. Ter a clareza do seu “lugar”. Pois, a minha formação de gestora ambiental, pesquisadora ou educadora geográfica deságuam no mesmo lugar: a humanização;
  2. É preciso um espaço para se conectar com aquilo que realmente queremos pesquisar. Sabendo que o projeto que tinha em mãos ainda não era o que queria, tive a coragem de engavetá-lo. E em meio as pressões de ter um projeto fiz a opção de aquietar tendo a consciência de que a temática brotaria de dentro de mim.
  3. A produção cientifica não é para nós e sim para o outro. Depois de ter sido surpreendida pela fala: “depois do projeto sou um ser humano” tentei buscar formas para (re) pensar a formação na/para a periferia.
    Sem ter a pretensão de concluir, saímos regozijados em abordar essa questão que não trata apenas de um rito de passagem acadêmica, mas desvela um lugar, o nosso lugar e o porquê. Então, gostaríamos de finalizar aqui dizendo: Qual é o meu lugar? Meu lugar é ser uma educadora humana integral; é por isso, que me posiciono e avanço para uma formação humana de todos e para todos.

Compartilhe este artigo:

Depoimentos dos mentorados:

Saúde Emocional na Escola

Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.

Conheça mais sobre a nossa metododologia de formação de educadores socioemocionais que tem certificação reconhecida por uma instituição credenciada pelo mec – o processo educativo educação emocional integral

Leia artigos de professores de várias partes do brasil que já estão aplicando a metodologia em suas escolas e fazendo a diferença positivamente na vida dos seus estudantes

Livros e capacitações

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Solverwp- WordPress Theme and Plugin