Jackeline Camboim é professora de Geografia na rede pública de Pernambuco e entrou para o Portal Educação Emocional para aprender algo que sempre lhe fez falta na profissão; como desenvolver as habilidades socioemocionais na escola considerando a integralidade do professor e do aluno.
Como pesquisadora fico pensando sobre o fato de sermos “cobrados” a produzir, isto é, escrever vários artigos científicos parecendo como um modelo de produção Fordista que prezava pela quantidade em menor tempo. Entretanto, o que essa escrita acadêmica tem a ver comigo? De que modo ela revela nossa essência?
Além disso sempre fiquei inquieta diante do fato de as pessoas pedirem para mim uma ideia de um tema de pesquisa para a sua produção cientifica. Não que eu não quisesse ajudar, mas por compreender que é a pessoa, e não eu quem vai trabalhar com a temática, por isso, ela tem que nascer da própria pessoa. Com isso, fico questionando: os referenciais de nossa escrita cientificas são feitas por uma questão interna (do nosso ser)
ou externa (do outro)?
Essas reflexões só foram possíveis porque caminhei e ainda caminho pela vida acadêmica e aprendemos algumas lições que refletem autoconhecimento, são elas:
Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.
Conheça mais sobre a nossa metododologia de formação de educadores socioemocionais que tem certificação reconhecida por uma instituição credenciada pelo mec – o processo educativo educação emocional integral
Leia artigos de professores de várias partes do brasil que já estão aplicando a metodologia em suas escolas e fazendo a diferença positivamente na vida dos seus estudantes