Olá, caros colegas de profissão, pais, responsáveis e toda a sociedade.
Vamos conversar um pouco sobre as emoções, ações essas que surgem quando existem estímulos físicos, morais e culturais.
Mas, antes vou me apresentar meu nome é Sabrina, sou professora de educação infantil há 28 anos no chão da sala de aula, com todos os seus desafios, alegrias, dúvidas, ressignificações…
Hoje estou com uma sala com doze crianças de dois anos e meio de idade, cada criança com sua construção de personalidade, social, cultural, moral e principalmente a construção emocional e sua validação.
Como o olhar do professor deve fazer a diferença, mas não é uma receita, não é um manual, mas sim o que eu posso fazer dentro da minha realidade e a mudança do meu olhar com mais sensibilidade.
“Um dia desses, eu cheguei trinta minutos antes para organizar a sala de referência das minhas crianças.
Coloquei livros de literatura infantil, brinquedos estruturados e materiais de largo alcance separados em cantinhos do brincar, e como na minha sala deixo os brinquedos e os materiais em fácil acesso, para que a criança tenha a liberdade de escolher outro item do seu interesse.
Bom, as crianças começam a chegar, e de repente uma criança chegou chorando, não queria sair do colo da mãe… Eu estranhei que ela chega bem, sem choro e bem-falante.
Fui conversando com ela e com a mãe, perguntando sobre o que tinha acontecido, se estava tudo bem com a saúde da pequena, até que a mãe disse que ela estava com sono que não tinha dormido bem.”
Qual foi minha reação preparar um cantinho para essa criança descansasse um pouquinho, para que pudesse acalmar, ofereci o seu objeto de apego e afaguei-a, até adormecer, enquanto as outras crianças, brincavam com os objetos preparados por mim.
Confesso que antes de compreender a importância de validar as emoções, minha postura seria outra, apenas iria colocá-la deitada e sair de perto, mas naquele momento meu olhar foi de sensibilidade e de respeito com aquela pequena.
Depois de um tempo de descanso a criança ficou muito bem, estava um pouco cansada.
Respondendo à questão acima, as emoções devem ser validadas, sim não só na primeira infância, mas durante toda a vida do ser humano.
O desenvolvimento emocional na infância direciona as nossas vidas, afetando os rumos que tomaremos e as escolhas que faremos. Essa etapa tão primordial começa ainda nos primeiros dias de vida.
Por isso, a forma como crescemos e em que condições isso acontece pode definir quem seremos no futuro.
Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), comprova que, para uma criança de até os 6 anos de vida (período da primeira infância) possa ter um bom desenvolvimento, é preciso construir bons vínculos familiares e viver em um ambiente saudável
A criança é um ser que precisa de atenção, amor e estímulos para se desenvolver de forma satisfatória e integral, ou seja, é preciso auxiliá-las nesse processo de maneira singular e respeitosa.
A validação das emoções está sobretudo relacionada a capacidade de reconhecer e expressar emoções, de reconhecer emoções nos outros, de empatia, de responder de forma adequada às emoções.
O desenvolvimento intelectual, motoro, social, moral, cultural e emocional, andam naturalmente de mãos dadas, por isso surgem muitas vezes em conjunto, sob o chapéu das competências socioemocionais.
Cuidar das nossas emoções nos torna pessoas ativas, sensíveis e participativas dentro da sociedade. Somos seres integrais, intelectuais e em constante evolução!!
Mas, lembrem-se: a validação das emoções NÃO É UM CALMANTE Social!!!
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.
Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.
Conheça mais sobre a nossa metododologia de formação de educadores socioemocionais que tem certificação reconhecida por uma instituição credenciada pelo mec – o processo educativo educação emocional integral
Leia artigos de professores de várias partes do brasil que já estão aplicando a metodologia em suas escolas e fazendo a diferença positivamente na vida dos seus estudantes