Graduada em Pedagogia; Especialista em Neurociência (cursando) e Certificada em Educação Emocional Integral – EEI pelo Portal Educação Emocional, Certificada em Magistério com alfabetização. Acredita na Educação transformadora para quem se importa e acredita. Desenvolve estudos e práticas para educação socioemocional para pais e professores e reforço cognitivo.
É fato que o tema educação socioemocional é estranho para as pessoas, inclusive para os profissionais envolvidos na educação geral. Alguns já ouviram falar, pois hoje temos mídias, como filmes, divulgando sobre o tema. Mas o conceito da educação socioemocional ainda é vago na mente da maioria das pessoas.
A educação socioemocional é considerada importante para a formação integral dos estudantes, pois contribui para o seu bem-estar, autoconhecimento, convivência, resolução de problemas e cidadania. Além disso, também pode melhorar o desempenho acadêmico, a motivação, a criatividade e a inovação dos alunos.
Sabendo disso porque ainda não aplicamos nas escolas?
De onde surgiu essa tal educação socioemocional?
Por que a gestão escolar não facilita esse conhecimento para o professor?
Como o professor aplica um conhecimento se ele ainda não aprendeu?
Quais são as mudanças no comportamento do aluno que a educação socioemocional causa?
Existe um modelo de educação socioemocional a seguir?
A educação socioemocional é só para o aluno?
A escola também deve ensinar educação socioemocional?
Tem um professor específico pra ensinar educação socioemocional?
Essas perguntas já fizeram parte de meus pensamentos, pois eu, como professora e mãe, também senti dificuldade em entender o que é e como aplicar a educação socioemocional nas minhas aulas e na minha vida, afinal também sou um ser humano, e também tenho que aprender a lidar com meus sentimentos.
Nessa coluna iremos discorrer sobre a importância da educação socioemocional na escola e hoje iremos refletir a pergunta do título com minha experiência real em sala de aula.
Como professora, atuei na rede pública, no relacionamento direto com os alunos, e percebi claramente no dia a dia a necessidade de se aprender a regular suas emoções. Alguns fatos: o aluno está disperso, o aluno não respeita regras, o aluno chora ou ri aleatoriamente…E após aplicar esse conhecimento para eles com práticas, pude notar que quando um aluno entende seus sentimentos e suas reações fisiológicas, seus comportamentos e suas consequências, esse aluno consegue regular suas emoções e assim, se sente mais calmo e presente na aula. Aprender sobre educação socioemocional traz segurança emocional para o aluno, seu comportamento muda rapidamente, pois ele se torna consciente do que faz, do que fala e como age.
Por fim, quando muitas vezes julgamos um aluno por mau comportamento, esse julgamento é deveras precipitado, pois esquecemos que ele é um ser integral, e que como nós também tem suas preocupações e anseios, e que traz para o ambiente escolar os reflexos de sua vida fora da escola.
Até breve,
Elis Honorio
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.
Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.
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