Rodrigo Rosal é Doutor em Filosofia pela UFPB e pesquisador nas áreas de Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação e Formação Humana. Membro do Comitê Científico do Instituto de Formação Humana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior. Pós-Doutorado em Filosofia pela UnB (2012-2014). Graduação em Filosofia – Formação Pedagógica pela UNICAP (2021). Professor vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
Antiquíssimo brocardo grego a ressonar nas diversas concepções formativas do humano. Nalguns momentos, içado à posição de pórtico balizador da ação desejada; noutros contextos, combatido como algo que impede a livre manifestação do agir autêntico.
Nessas alternâncias, não decai do posto de axioma. Reafirma-se nos intrigantes ‘paradoxos da autoconsciência’[1]. Na condição de máxima, exige um pensamento discursivo que o tome como ponto de partida e de chegada. Não há espaço para equívocos.
Nas inúmeras expressões de humanidade registradas nas culturas orais e escritas inspirou proposições possivelmente antagônicas, mas não ilegítimas ou inadequadas. Postas em perspectivas, todas reverenciavam o seu comando.
Se o aceito enquanto fundamento e meta da humanização, então poderia unificar todos os saberes e práticas educativas numa mesma tarefa formativa: nos emocionar.
[1]Expressão retirada da primeira parte do livro ‘Pedagogia Profana’, de Jorge Larrosa, Belo Horizonte: Autêntica Editora, p.29.
Entrevista com o Prof. Dr. Rodrigo Rosal sobre o texto “Torna-te o que És” e como a filosofia pode nos ajudar a entender quem somos e o que queremos ser emocionalmente. Esta entrevista foi gravada em 2018.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.
Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.
Conheça mais sobre a nossa metododologia de formação de educadores socioemocionais que tem certificação reconhecida por uma instituição credenciada pelo mec – o processo educativo educação emocional integral
Leia artigos de professores de várias partes do brasil que já estão aplicando a metodologia em suas escolas e fazendo a diferença positivamente na vida dos seus estudantes