Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE); Graduada em Gestão ambiental e Licenciatura em Geografia Pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ( IFPE). Cursando Especialização em Intervenções Psicossociais com grupos em situação de risco e vulnerabilidade social pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife-PE ( UNIFAFIRE). Certificada em Educação Emocional Integral ( EEI) pelo Portal Educação Emocional. Membro do grupo de pesquisa em Habilidades socioemocionais e Valores ( HSEV). Professora de geografia da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, PE. Pesquisadora atuando com os seguintes temas: geografia das emoções, Habilidades socioemocionais, cuidado de si e formação humana integral como eixos mobilizadores na formação de professores, alunos e nos contextos periféricos de vida.
Clarice Lispector foi uma escritora fora do seu “tempo literário” optou por escrever a profundidade, a cada palavra percorria o caminho interior do ser humano. Nos seus personagens podemos encontrar uma busca por descobertas de si, vidas que se perdem mais que se encontram a partir do autoconhecimento. Por isso, percebendo a oportunidade de colocar em pauta a formação humana da sociedade, decidimos realizar uma categorização a partir de sua obra: “a hora da estrela”, com as habilidades socioemocionais, e esse encontro foi maravilhoso. Descobrimos questões que não se encontram apenas numa obra literária, mas fazem parte de nós enquanto seres humanos. Ela conversa com a vida da gente e apresenta diversas movimentações de emoções e suas compensações. A seguir iremos ver um pouco do que descobrimos das habilidades socioemocionais em Clarice Lispector, as quais foram organizadas por recortes de palavras.
Quem nunca ouviu a frase : “ o único lugar que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” ? Recordo-me dessa frase atribuída a Albert Einstein para dizer que o primeiro aspecto categorizado na “ Hora da Estrela” foi essa palavra. Na obra a personagem ver o trabalho como forma de alcançar a simplicidade. Dessa forma, ao observamos sua abordagem identificamos elementos do autoconhecimento e da autogestão ao ter acesso de suas qualidades e limitações, bem como, senso de auto eficácia. Percebemos ainda a autogestão já que existe uma regulação do comportamento, uma perseverança no trabalho.
Para alguns ficar em silêncio é algo perturbador, no entanto, para Macabéa não é o , ela não fica atormentada pelo silêncio, mas faz um mergulho dentro de si e faz dele uma ponte para desvendar mistérios. Em tempos de grandes ruídos e velocidades ela nos mostra a necessidade de ficarmos em silêncio para obter respostas.
É bem comum o desconhecimento das emoções, ou seja, de reconhecer e nomear qual emoção estar sentido, porém, a personagem Macabéa com seu autoconhecimento sobre nomear que estava sentido raiva e mais que isso, ela sabia quais são as suas consequências se não for bem gerenciada: derrubar copos e pratos e quebrar vidraças. Além das habilidades intrapessoais ela também demostra habilidades interpessoais ao reconhecer no outro por meio de leitura facial o que está sentido.
Muitos outros aspectos acerca das habilidades socioemocionais em Clarice Lispector poderiam ser apresentados aqui, no entanto, acreditamos que o que foi dito já é o bastante para iniciar uma reflexão sobre a temática, isto é, de demostrar a importância das habilidades socioemocionais e, por isso, deve fazer parte das “agendas educacionais” para possibilitar a formação humana da sociedade. Então, que no ano novo já em curso as habilidades socioemocionais possam ser trabalhadas de forma mais intensa é o que desejamos.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Educação Emocional. O colunista convidado tem liberdade de expressão.
Neste espaço compartilhamos artigos, produtos, formações e ideias sobre como provomer a saúde emocional na escola.
Conheça mais sobre a nossa metododologia de formação de educadores socioemocionais que tem certificação reconhecida por uma instituição credenciada pelo mec – o processo educativo educação emocional integral
Leia artigos de professores de várias partes do brasil que já estão aplicando a metodologia em suas escolas e fazendo a diferença positivamente na vida dos seus estudantes