Pesquisa e Desenvolvimento

Trabalho em Grupo: Instrumento mediador de socialização e aprendizagem

Essa pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ela provém de uma análise qualitativa que investiga e busca interpretar as características dos grupos e de seus líderes e como ocorre o processo de aprendizagens mútuas. Acredita-se no processo construtivo da aprendizagem, sendo necessário, para isso, lançar problemas e desafios, a fim de que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, na busca de respostas, refletindo, discutindo, interpretando e criando em meio a trocas com os colegas. Baseando numa prática interativa que respeita e valoriza o saber do aluno, o trabalho em grupo é compreendido como uma dinâmica que, por hipótese, pode desenvolver a autonomia, talvez revelando maior produtividade, envolvimento e cooperação dos alunos que nele descobrem um a experiência de aprendizagem coletiva. Estes são os aspectos investigados por meio da observação participante e da análise das práticas propostas e das produções, e da turma que se constituíram em memória por meio dos registros feitos em um Diário de Bordo durante o período de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia (Abril a Junho de 2010), realizado com turma de 4º ano, composta por 35 alunos, em uma escola pública da Rede Municipal de Leopoldo. Este estudo busca, então, como a dinâmica de trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, objetivando identificar a importância de familiarizar os alunos com essa forma de trabalho que, muitas vezes, é banalizada e pouco valorizada pelos educadores. A articulação teórica se faz a partir de referenciais baseados em Madalena Freire, Pichon-Rivière e Paulo Freire, por apresentarem colaborações relevantes sobre o assunto, não desprezando outros autores que também contribuem para o desenvolvimento do Estudo.

Artigo publicado em Repositório Digital Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Link: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/35714

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