Pesquisa e Desenvolvimento

Resiliência, Habilidades Socioemocionais e Formação Docente: possibilidades

Este artigo buscou compreender os efeitos de uma intervenção voltada para processos promotores de resiliência e habilidades socioemocionais em alunos de pedagogia com objetivo de investigar as implicações no processo de formação docente. Trata-se de pesquisa participante exploratória com construção dos dados através de entrevista semiestruturada com 4 participantes. A partir da análise temática de Minayo categorizamos as entrevistas em três eixos: 1. Experiência com a intervenção, cujo resultado revela satisfação em ter participado e indica aprendizagem dos conceitos propostos, mais desenvolvimento de características resilientes e habilidades socioemocionais; 2. Implicações para formação que demonstrou abertura e um novo olhar frente às temáticas, à profissão escolhida e às atitudes no cotidiano; 3. Em Relação entre resiliência, habilidades socioemocionais no processo formativo ficou
perceptível a falta de contato e clareza, implicando no favorecimento e aplicabilidade das mesmas. Indicamos os efeitos favoráveis da intervenção no processo de formação e atuação docentes.
Palavras-chave: Resiliência. Habilidades Socioemocionais. Educação

Anais: EPEPE 2018

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.