Este artigo buscou compreender os efeitos de uma intervenção voltada para processos promotores de resiliência e habilidades socioemocionais em alunos de pedagogia com objetivo de investigar as implicações no processo de formação docente. Trata-se de pesquisa participante exploratória com construção dos dados através de entrevista semiestruturada com 4 participantes. A partir da análise temática de Minayo categorizamos as entrevistas em três eixos: 1. Experiência com a intervenção, cujo resultado revela satisfação em ter participado e indica aprendizagem dos conceitos propostos, mais desenvolvimento de características resilientes e habilidades socioemocionais; 2. Implicações para formação que demonstrou abertura e um novo olhar frente às temáticas, à profissão escolhida e às atitudes no cotidiano; 3. Em Relação entre resiliência, habilidades socioemocionais no processo formativo ficou
perceptível a falta de contato e clareza, implicando no favorecimento e aplicabilidade das mesmas. Indicamos os efeitos favoráveis da intervenção no processo de formação e atuação docentes.
Palavras-chave: Resiliência. Habilidades Socioemocionais. Educação

Anais: EPEPE 2018


Download PDF

Tags: , ,


2 comentários

  1. Avatar MAGNA BARRETO disse:

    Gostei muito do artigo! senti falta apenas de uma descrição detalhada sobre quais foram as ações realizadas com os sujeitos para fins de análise futuras relacionando essas ações por exemplo com a constituição da profissionalidade docente.

  2. Avatar MAGNA BARRETO disse:

    Gostei muito do artigo! senti falta apenas de uma descrição detalhada sobre quais foram as ações realizadas com os sujeitos, para fins de análise futuras relacionando essas ações por exemplo; com a constituição da profissionalidade docente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.