Pesquisa e Desenvolvimento

Percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Resolução de Problemas e Competências Socioemocionais

O presente estudo tem como objetivo investigar um grupo de professores na análise e no desenvolvimento de uma situação-problema em sala de aula, tendo como foco as competências socioemocionais e a resoluções de problemas. Para alcançar esses objetivo, norteamos esse trabalho pela questão: Quais são as contribuições de estudos sobre o desenvolvimento de competências Socioemocionais e Resolução de problemas para a formação de professores? Os sujeitos participantes dessa pesquisa são professores dos anos iniciais do ensino Fundamental da rede municipal da cidade de São Paulo. Frente a essa proposta de investigação, realizamos um levantamento bibliográfico, sobre o tema em questão, o que acabou por apontar aspectos relevantes sobre a necessidade de uma formação continuada para os professores. Nessa investigação realizamos nove encontros com os professores e desenvolvemos uma situação problema em sala de aula com alunos do primeiro e segundos anos do ensino Fundamental. Os principais instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, questionários, observação e gravação de áudios. As observações foram dos encontros com os professores na análise dos textos sobre competências Socioemocionais e Resolução de problemas e na Vivência da Situação-problema em sala de aula. Analisamos os dados coletados, tecemos as considerações finais, e concluímos que a Educação Socioemocional pode contribuir na prática e na formação do professor e que através da metodologia de Resolução de problemas no ensino de matemática obtém-se espaço e oportunidade para o desenvolvimento de Competências Socioemocionais junto aos alunos. Diante da realidade escolar apresentada pela percepção dos professores da escola fica declarada a importância do manejo da regulação emocional proporcionando o melhor gerenciamento do estresse e de conflito no ambiente escolar, além de direcionar mudanças na prática pedagógica e fortalecimento dos objetivos pessoais, profissionais e acadêmicos.

Trabalho original publicado em Biblioteca de Teses e Dissertações – PUC-SP

Link: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/20031/2/Alexandra%20Amadio%20Belli.pdf

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