Saiu na imprensa

A Finlândia irá se tornar o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em disciplinas

O modelo tradicional que vaga ainda hoje, no nosso sistema de ensino global, não é mais tido como eficiente, está ultrapassado. Este modelo faz com que os estudantes não tenham interesse nos temas, não vejam nenhuma relação nem importância dos assuntos transmitidos a eles com a sua própria vida cotidiana, não se motivem e nem estudem com alegria. E como consequência disso, temos o grande desinteresse por parte desses estudantes, a evasão escolar, perda de crianças e adolescentes para o sub-emprego, e muitos outros distúrbios e lacuna causados.

Pensando nisso, a Finlândia tomou a decisão de mudar o seu sistema educacional e será o primeiro país do mundo a abolir completamente a tradicional divisão do conteúdo escolar em disciplinas curriculares e a adotar, em todas as suas escolas, o ensino por “fenômenos” multidisciplinares.

Eles pretendem também quebrar o estilo tradicional de aprendizado que coloca o professor como superior em relação aos alunos, na sala de aula, aquele que coloca os alunos sentados atrás de suas mesas e absorvendo as instruções dadas pelo professor. A abordagem mudará para um cenário em que todo o fenômeno seja tido como o mais natural possível, colocando os alunos como construtores ativos do conhecimento, juntamente com o seu professor.

Acompanhe a matéria e tenha acesso a mais informações aqui: https://www.pensarcontemporaneo.com/a-finlandia-se-tornara-o-primeiro-pais-do-mundo-a-abolir-todas-as-disciplinas-escolares/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.