O que significa formar-se humanamente? Que relação existe entre tal formação, o processo educacional e a espiritualidade humana? Os textos deste livro procuram enfrentar essas questões com uma pluralidade de visões e concepções teóricas.
A relação entre educação, transcendência e espiritualidade é revisitada desde nossa herança clássica grega e cristã, até às contribuições da psicologia e filosofia contemporâneas. Semelhantemente, os referidos temas são tratados em relação à nossa constituição, desenvolvimento psíquico e consciência, bem como quanto ao seu alcance em campos e espaços consolidados como a educação, as organizações e a própria ciência em geral.
Crescer, desenvolver-se, tornar-se consciente de si, do que há de brilho e sombra em si mesmo, estabelecer relações de solidariedade e respeito com os semelhantes, assumir a responsabilidade pelo caminho e escolhas da própria vida, tudo isso é característico da formação humana e maturidade espiritual. Nada disso, entretanto, acontece facilmente ou por acaso, mas demanda cultivo, persistência e intencionalidade, bem como discernimento quanto ao discurso fácil e enganador de “espiritualidades” anunciadas sem a contrapartida do empenho e compromisso pessoais.
Os autores deste livro não comungam de uma visão única a respeito dos temas em pauta, mas realizam suas reflexões com o rigor e a clareza necessária à promoção daquele diálogo interior sem o qual ninguém chega a se esclarecer.
Esperamos que este livro contribua com o debate e elucidação da temática em questão e, principalmente, possa ele entreverar com o interesse intelectual e existencial do leitor.

 

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