Elvira Cristina Martins Tassoni, Angélica Niero Mendes dos Santos


Este artigo traz um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT20 – Psicologia da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2010. O objetivo foi rastrear as produções científicas mais recentes que discutem a afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Apresenta as perspectivas teóricas em que os estudos sobre a afetividade foram abordados e em que medida tais estudos discutem as influências entre os aspectos afetivos e os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos foram selecionados segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados permitiram a construção de um panorama a respeito dos estudos sobre afetividade, apontando tendências, períodos em que as discussões sobre o tema foram mais intensas e, sobretudo, demonstrando que tal temática vem marcando presença constante nas discussões das Reuniões Anuais da ANPEd.

 

publicação original: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Número 1, Janeiro/Junho de 2013: 65-76.

 


Download

Tags: , ,